Adotar estratégias para aumentar as vendas na farmácia exige planejamento e conhecimento sobre o mercado. Afinal, muitas farmácias hoje oferecem descontos, planos fidelidade e fazem promoções com regularidade. Assim, fica difícil se destacar em um ramo tão competitivo. Por isso, inovar para manter o negócio saudável financeiramente deve ser uma constante na cultura da farmácia.
Dessa forma, a farmácia deve explorar dentro do próprio negócio suas possibilidades. Os diferenciais podem estar na qualificação da equipe, no planejamento de marketing e demais pontos em que não possam ser ser facilmente “copiados” pela concorrência.
Além disso, alguns problemas comuns podem ser observados entre as farmácias: falta de treinamento de vendas, falta de gestão financeira e pouco conhecimento sobre seu público. O que expõe a necessidade de serem aprimorados diversas etapas da jornada de compra do cliente. Por isso, vamos apresentar 5 dicas para aumentar as vendas na farmácia magistral que você pode colocar em prática!
Para que as vendas na farmácia aumentem, é essencial ter um planejamento com metas de curto, médio e longo prazo. Isso significa criar um conjunto de ações que irão resultar em um maior volume de vendas. Sendo assim, é o gestor quem deve definir essas metas e fazer com que os colaboradores estejam familiarizados com elas. Assim como, compreendam a importância e efeitos que elas terão no aumento das vendas.
Essas metas serão as responsáveis por guiar a farmácia para um objetivo maior, como por exemplo, crescimento do negócio. E as vendas são um ponto chave que possibilitam futuros investimentos e expansão do negócio.
Assim que um cliente chega na sua farmácia, é muito provável que ele já saiba o que procura. Aliás, é comum que os clientes farmacêuticos busquem o local em momentos pontuais. Por isso, ter uma boa variedade de produtos ajuda no processo de conclusão da venda. Caso o cliente não encontre o que procura, são poucas as chances de que ele retorne a sua farmácia.
Dessa forma, o planejamento sobre quais produtos devem ser adquiridos deve ser apoiado no histórico de consumo na farmácia. Também contam fatores como a sazonalidade, novidades para o público-alvo da farmácia e para potenciais clientes.
Divulgar o próprio negócio é uma forma de atrair novos clientes para a farmácia e ainda manter uma comunicação com seus clientes fiéis. Portanto, é preciso avaliar quais plataformas de marketing são interessantes para a farmácia. Entre elas, não pode faltar a mídia online, como redes sociais e site, que hoje já atuam como canais de vendas eficientes para farmácias.
Aumentar as vendas na farmácia também depende do reconhecimento do seu estabelecimento por pare dos profissionais da saúde. É com a contratação de um representante comercial que a farmácia se torna mais conhecida e pode ganhar mais indicações que viabilizarão uma maior movimentação na farmácia. Além disso, fazer parcerias com fornecedores para o lançamento de novos produtos pode atrair mais clientes para a farmácia e aumentar os lucros.
Nenhum atendimento é igual ao outro, e isso todo cliente sabe. Dessa maneira, qualificar a sua equipe de atendimento na farmácia de forma que a mesma conheça a fundo todos os produtos e suas recomendações. Apresentar todas essas informações com qualidade e clareza ajudam o cliente na decisão de compra e aumentam a confiança na farmácia. O que pode resultar em uma fidelização.
Outra forma de oferecer um atendimento diferenciado, é despertar a empatia em seus colaboradores. Na prática, é treinar a equipe para ser ouvinte, saber se comunicar e compreender as necessidades do cliente. Assim, será mais fácil aumentar as vendas na farmácia quando os clientes reconhecem essa qualidade no atendimento.
Fonte :
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