Para ter sucesso com uma farmácia magistral, não basta excelência nos produtos e serviços: é preciso que o público saiba disso para que o negócio conquiste clientes e ganhe tração, e conhecer as melhores estratégias de marketing para farmácia de manipulação é decisivo para que isso aconteça.
Uma farmácia de manipulação lida com a saúde dos seus clientes. Por isso, existem regras e limites éticos importantes em relação à forma como esse empreendimento pode ser divulgado. Além disso, são muitas as peculiaridades desse mercado que fazem a diferença na hora de elaborar uma estratégia de marketing.
Pensando nisso, organizamos um pequeno guia com 4 dicas de marketing para farmácia de manipulação. Conheça todas!
A indicação de um médico é um fator decisivo na escolha de um cliente por uma farmácia de manipulação. Ao prescrever um medicamento, o profissional pode sugerir um estabelecimento de confiança ao seu paciente, mas, para efetuar essa recomendação, ele deve conhecer bem o local.
Por isso, vale a pena investir em visitação médica para conseguir um bom posicionamento da farmácia magistral. Estabelecer uma rede de relacionamento e parceria com médicos que usualmente receitam medicamentos manipulados é uma das técnicas mais eficientes de marketing para esse tipo de empreendimento.
Cada cliente satisfeito da farmácia pode se tornar um promotor e ajudar na divulgação da empresa. Para isso, é importante desenvolver um sistema de indicações que recompense, de alguma forma, os consumidores que trouxerem mais pessoas para a loja.
Um método clássico é oferecer cupons de desconto para as indicações: quando um cliente que chega por recomendação de outro faz sua primeira compra, ganha um valor de desconto, como R$ 10, e a pessoa que o indicou receberá o mesmo desconto em sua próxima compra no estabelecimento.
Toda empresa precisa ter presença onde estão os seus clientes e, hoje, praticamente todos estão na Internet. Ter uma página na web não é mais uma opção para uma farmácia magistral, mas praticamente uma obrigação.
No entanto, na hora de desenvolver um site, é preciso ter atenção com a legislação que rege o setor. Se existir a opção de venda na Internet, por exemplo, é essencial que a loja esteja fisicamente aberta para clientes e não seja apenas um galpão fechado, como muitos empreendimentos de e-commerce.
Além disso, é preciso publicar na página da farmácia algumas informações, como licença de funcionamento, alvará da vigilância sanitária, autorização de funcionamento da Anvisa e outros.
Em uma farmácia de manipulação, existe a possibilidade de oferta de diversos produtos e medicamentos que, muitas vezes, são desconhecidos do público. Investir em conteúdo informativo pode mudar esse panorama.
Quem tem animais de estimação, por exemplo, pode gostar de conhecer o PETAGILE™ e suas propriedades. Já quem sofre com o estresse e o mau-humor pode encontrar suporte no Zembrin®.
Esse material pode ser desenvolvido tanto no meio digital como em folders informativos. A dica é fazer os dois.
Fonte : https://www.iberomagistral.com.br/marketing-farmacia-manipulacao/